| Ar limpo
O polêmico ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, criador do Transmilênio, sistema rápido e barato que revolucionou o transporte público da capital da Colômbia, vem a São Paulo no fim deste mês para participar da conferência Ar Limpo para as Cidades da América Latina, a convite da secretária Municipal de Relações Internacionais, Helena Gasparian, e do secretário-executivo do Banco Mundial, Sergio Sanchez.
Peñalosa, quando era prefeito, proibiu a circulação de 40% da frota de carros nos horários de pico e taxou a gasolina em 20%. Na conferência, ele irá propor alternativas mais eficientes e menos poluentes para o transporte urbano.
Paulista em Minas
A Prefeitura de São Paulo vai doar uma cópia do busto de bronze do ex-prefeito Antônio Prado, sexta, ao município mineiro que leva o nome do famoso paulistano. O busto original é parte do acervo da Pinacoteca Municipal de São Paulo e sua réplica foi produzida pelo neto de Amadeu Zani, que criou a escultura. A peça, que homenageia um dos fundadores da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e prefeito de São Paulo entre 1899 e 1911, será incorporada ao patrimônio histórico da cidade de Antônio Prado de Minas, fundada em 1962.
Seduzindo turistas
Caio Luiz de Carvalho, presidente da SP Turis, não mede esforços para colocar a cidade de São Paulo na rota do turismo. Em parceria com o São Paulo Convention e Visitors Bureau, promove, entre 11 e 13 de agosto, a segunda edição do bem-sucedido workshop São Paulo Meu Destino, no Palácio das Convenções do Anhembi, que espera reunir 800 profissionais do turismo. Para completar o jogo de sedução, todos os convidados participarão de roteiros pela capital, que percorrerão de padarias a museus, passando pela Vila Madalena, Oscar Freire, Mercadão e outros points da cidade.
China guiada
Leandro Karnal, professor da USP e um dos mais disputados da Casa do Saber, irá acompanhar um grupo de viajantes à China em setembro, como guia exclusivo. A viagem faz parte do programa Viagens Culturais, mantido pelo Instituto Arte na Escola, dirigido por Evelyn Ioschpe. Entre as atrações, o grupo irá visitar Beijing, a Cidade Proibida, a Grande Muralha e, ao lado da China milenar, conhecer também a China moderna, Xangai e Hong Kong, onde fervilham centros de tecnologia e compras.
Vozes raras
O Centro Universitário FIEO, em Osasco, vai abrigar a vozoteca Luís Ernesto Kawall, o maior acervo particular de vozes do Brasil. CDs, vídeos e DVDs com cerca de 5 mil vozes estarão à disposição do público. Entre as raridades, o discurso de Juscelino Kubitschek na inauguração de Brasília, as narrações do gol de bicicleta de Leônidas da Silva, a fala de Getúlio Vargas ao declarar guerra à Alemanha e a interpretação de Luar do Sertão por Marlene Dietrich.
México parceiro
O presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, embarca para o México para assinar um acordo entre a TV Cultura e a tevê pública mexicana, para troca de programas e co-produções.
Anote na agenda
Uma estréia mundial pela Osesp e a coleção Gilberto Chateaubriand na Pinacoteca são os destaques de uma semana sem estrelas.
Hoje - O Itaú Cultural abre a exposição Maldito Vírgula Fundamental, sobre IItamar Assumpção, e a Ediouro lança o livro Pretobrás - Por que Eu Não Pensei Nisso Antes? - O Livro de Canções e Histórias sobre o compositor paulista. Simon Abuhab abre a exposição Inspiração, no Centro da Cultura Judaica.
Amanhã - A Casa das Rosas apresenta a mostra Sprays Poéticos, com poemas de Alice Ruiz, Paulo Leminski, Rica P e Paula Valéria Andrade, interpretados pelos artistas do graffiti Ozéas Duarte, Celso Gitahy, Cláudio Donato, Daniel Melim e Bete Nóbrega e reinterpretados pelo fotógrafo Beto Riginik. O MAM abre a mostra comemorativa Clube de Gravura: 20 anos, com 93 obras produzidas a partir de 1986, ano da criação dessa iniciativa no museu. No evento, será lançada tiragem especial de gravuras de Antonio Dias e Rubem Grillo.
Quarta - Claudio Tozzi abre a mostra Peças Escolhidas, na galeria IQ.
Quinta - A Osesp faz a estréia mundial da obra do compositor brasileiro André Mehmari, Suíte de Danças Reais e Imaginárias, que foi apresentada durante o Concurso Internacional de Regência da Osesp, e nunca havia sido escalada para um concerto aberto ao público, e apresenta o Concerto nº 4, de Bohuslav Martinu, com o pianista checo Igor Ardasev, a Sinfonia nº 5, de Shostakovich, e Passacalha para o Novo Milênio, de Edino Krieger, quinta e sexta, na Sala São Paulo. A companhia francesa de animação de bonecos Ezéquiel Garcia-Romeu apresenta o espetáculo para adultos La Méridiènne, que dura cinco minutos e é assistida por apenas 12 pessoas, em vários horários, de quinta a sábado, no Teatro do Sesc Avenida Paulista. O Sesc Pinheiros abre a exposição Maurice Vaneau - Artista Múltiplo/80 anos e lança o livro Maurice Vaneau, de Leila Vilas Boas Gouvea, da Coleção Aplauso editado pela Imprensa Oficial do Estado. A Galeria Nara Roesler inaugura, em seu Roesler Hotel (espaço dedicado à arte internacional), a exposição da dupla de artistas das Ilhas Canárias Martín & Sicilia.
Sexta - O grupo Aulus Trio, formado por Fabio Lombardi Brucoli (violino), Mauro Lombardi Brucoli (violoncelos) e Paulo Lombardi (piano), apresenta-se, na Galeria Olido. No programa, obras de Brahms e Villa-Lobos. Tom Zé e Rita Ribeiro apresentam-se na série Encontros, no Sesc Vila Mariana. Adaptação de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, a peça R & J, do dramaturgo americano Joe Calarco, com direção de Zé Henrique de Paula, estréia no Teatro Augusta.
Sábado - A Cia. Simples de Teatro estréia Se Eu Fosse Eu..., baseado no livro Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, no Tusp. Regina Papini estréia o espetáculo O Espelho que Foge, baseado em coletânea de livros do escritor italiano Giovanni Papini, no Teatro Ruth Escobar. A Pinacoteca inaugura a exposição Coleção Gilberto Chateaubriand: Um Século de Arte Brasileira, com170 obras, entre pinturas, esculturas, fotografias e gravuras. Início do 37º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com apresentação da Osesp, sob regência de John Neschling.
Domingo - O grupo Quatro a Zero apresenta o show Choro Elétrico, no Museu da Casa Brasileira.
miúdas
Aniversário de Elda Bettin Coltro, Ana Paula Falchi e Fábio Ferraz Bicudo.
Michel Farah, presidente da Farah Service, recebe Salvador Areola, cônsul do México, no coquetel de apresentação do Cinetransformer, caminhão que se transforma em sala de cinema com capacidade para acomodar 92 pessoas, produzido no México, que vai levar entretenimento às cidades do interior que não possuem salas de cinema.
Ana Lúcia Torre, Aline Abovsky e Luiz Baccelli fazem a leitura da nova peça de Mário Viana, Amanhã É Natal, na Letras em Cena, no Masp.
O psiquiatra Sergio Klepacz, da American Academy of Anti-Aging Medicine, faz palestra sobre estresse, envelhecimento e qualidade de vida, no Espaço Vida de Clara Luz.
A Coudelaria Souza Leão promove leilão de seus cavalos, na Sociedade Hípica Paulista.
Ricardo Spino apresenta as luminárias da Coleção Platino, exclusivas para o Espaço WL de Mônica Índio da Costa.
O DJ Patife realiza, no Senac Lapa Scipião, o workshop O Hip Hop e o Drum n' Bass.
A convite de Ivan Cecconello, presidente do 33º Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia, desembarca hoje na cidade o gastroenterologista indiano Negeshwar Reddy, que apresenta uma nova técnica, no Centro de Convenções Rebouças.
Andrea Assef e Jorge Felix, do programa Letras & Lucros, na AllTV, entrevistam Gustavo Cerbasi, autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.
Rozangela Klein lança coleção no showroom do RBiz Núcleo de Moda. |
|